18 de outubro de 2017

Planner: o que é e para que serve?


Essa nova febre que iniciou nos EUA e que desde 2015 vêm aparecendo aqui no Brasil, se chama Planner. Mas o que é um Planner? Se você perguntar para 10 pessoas, provavelmente essas 10 pessoas lhe darão respostas diferentes.

Mas a palavra Planner, vêm de planejamento, e nada mais é que um caderno/agenda ou até folhas de papel soltas, onde você pode anotar tudo o que você precisa para se organizar (e isso engloba todo tipo de organização, seja no trabalho, compromissos, lembretes, vida pessoal, etc). É aí que vêm o diferencial, você pode fazer tudo o que você quiser e do seu jeito. E para mim esta é a melhor parte. Você poder adaptar tudo do seu jeito e poder colocar a criatividade no papel, com o plus de poder ainda decorar as folhas (ou não, se não quiser, tudo OK também) e usar este tempo como uma terapia, para você relaxar enquanto faz uma coisa que gosta.



Começando que você nem precisa ter um planner convencional (aquele tipo que parece uma agenda). Você pode usar um caderno com ou sem pautas, um bloco ou até folhas soltas ou o que você quiser. Nem data precisa ter se você não quiser. Aí você escolhe se quer um planner mensal, semanal ou diário.

A parte mais difícil para mim é saber o que você deseja anotar. Pode começar com compromissos e lembretes para não esquecer. Sua vida financeira está uma bagunça? Pode anotar seus ganhos e gastos para tentar se organizar melhor e ver o que você pode fazer para melhorar. Tem uma meta? Você pode anotar todo um passo a passo do que pode ser feito para realizá-lo. E por aí vai, o limite é sua vontade e criatividade.

Eu por exemplo, não tenho o hábito de usar meu planner para anotar compromissos, até porque não tenho muitos, hehehe... Mas conforme o tempo vai passando eu vou anotando tudo o que de mais relevante eu fiz naquela semana (sim ainda uso mais como uma agenda mesmo). E em um dia da semana eu sento para colocar tudo isto no meu planner, nossa é uma terapia e um tipo de relaxamento.



Não existem regras e o céu é o limite.
Aí você começa a procurar na internet maneiras de usar seu planner e de como decorar e você acaba pirando, hehehe... achando de nunca vai conseguir fazer daquele jeito bonito e organizado.
Mas te digo uma coisa, é prática. Eu mesmo, hoje faço diferente do jeito que eu fazia há um ano atrás, mas ainda não estou nem perto de fazer como quero. Ainda acho que falta eu achar um foco, e isto só fazendo é que você irá encontrar o seu jeito. O importante é não desistir.

Fotos: @oh.ninabujo
Copyright do conteúdo e fotos do blog pertence à Monica Porto. Tecnologia do Blogger.